Regulamento STUT 2024
1 Condições de participação
1.1.Idade de participação nas diferentes provas
1.2.Inscrição regularizada
1.3.Condições físicas
1.4.Possibilidade de ajuda externa
1.5.Colocação do dorsal
1.6.Regras de conduta desportiva
2. Prova
2.1.Apresentação da prova / Organização
2.2.Programa
2.3.Mapa / Perfil altimétrico / descrição de percursos
2.4.Tempo limite
2.5.Metodologia de controle de tempos
2.6.Postos de controle
2.7.Locais dos abastecimentos
2.8.Material Obrigatório/recomendado / verificação de material
2.9.Passagem de locais com tráfego rodoviário ou ferroviário
2.10. Penalizações / desclassificações
2.11. Responsabilidades perante o atleta / participante
2.2 Programa
• Sábado – 17/02/2024
15:00 – Abertura do Secretariado (STUT, STTL, STTC – (Pavilhão Municipal) 21:00 – Encerramento do Secretariado no Pavilhão Municipal.
• Domingo – 18/02/2024. Praça 25 de Abril
07:00 – Abertura do Secretariado (Átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso) 08:30 – Partida STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos 46km;
09:00 – Partida STTL – Santo Thyrso Trail Longo 31Km;
09:30 – Partida STTC – Santo Thyrso Trail Curto 16Km;
09:40 – Início da Caminhada;
11:15 – Previsão de chegada do primeiro atleta do STTC;
12:00 – Previsão de chegada do primeiro atleta do STTL;
13:00 – Previsão de chegada do primeiro atleta do STUT;
14:30 - Cerimónia protocolar de entrega prémios do STTC;
14:30 - Cerimónia protocolar de entrega prémios do STTL;
14:30 – Cerimónia protocolar de entrega de prémios do STUT;
16:30 – Encerramento da Meta;
17:00 – Encerramento de provas
Nota: Os horários apresentados são estimados pela organização face ao decorrer da prova podendo ser alterados durante o decorrer da mesma se assim se justificar.
2.3 Mapa/ Perfil altimétrico/ descrição percurso
Os percursos do STUT-Santo Thyrso Ultra Trilhos são maioritariamente compostos por trilhos, caminhos, estradas florestais, uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito nas localidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.
A organização balizará o percurso com fitas sinalizadoras, placas e marcas no pavimento ou outros suportes apropriados.
É imperativo seguir os caminhos balizados sem tomar atalhos. Caso deixem de ver sinalização durante aproximadamente 200 metros, os atletas deverão voltar para trás até encontrar novamente as respetivas fitas. O bom senso deverá imperar.
2.4 Tempo limite
O STUT tem como tempo limite para a sua conclusão 08:00 horas.
As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta no tempo limite imposto, contabilizando já as possíveis paragens (descanso, abastecimentos, etc.).
Para serem autorizados a continuar em prova, os atletas devem chegar e sair do posto de controlo/abastecimento antes do seu encerramento, caso contrário serão impedidos de prosseguir e, consequentemente, desclassificados.
Qualquer participante excluído da prova e que deseje continuar, só poderá fazê-lo entregando o seu dorsal, prosseguindo à sua própria responsabilidade e completa autonomia.
Por razões meteorológicas e/ou de segurança, a organização reserva-se o direito de alterar as barreiras horárias e/ou de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova. Não haverá direito a reembolso.
2.5 Metodologia de controle de tempos
O controlo será eletrónico através de chip que o atleta tem de validar em cada um dos postos de controlo.
2.6 Postos de controle
Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em zonas delineadas pela organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da organização.
Durante a prova poderão existir “controlos-surpresa” de forma a assegurar o cumprimento integral do percurso.
Somente os atletas com o dorsal visível terão acesso aos postos de controlo e abastecimentos.
Os abandonos devem ser feitos somente nos postos de controlo/abastecimentos, exceto nos casos em que o atleta se encontre imobilizado e não consegue alcançar um posto de controlo, devendo nestes casos ativar a operação de socorro entrando em contacto com a organização.
O número de contacto da organização e da equipa de socorro estará impresso no dorsal e deverá ser igualmente gravado no telemóvel do atleta.
A organização não se responsabiliza pela condição física dos atletas, por qualquer acidente ou outro dano sofrido antes, durante ou após a realização da prova, para além daqueles que se encontrem cobertos pelo seguro da prova.
2.7 Locais dos abastecimentos
Os abastecimentos serão constituídos por sólidos e líquidos para serem consumidos no local. Somente água é destinada a encher depósitos ou outros recipientes. Cada atleta, ao deixar cada posto de abastecimento, é responsável por ter a quantidade de bebida e comida necessária para alcançar o próximo abastecimento.
Nª Sra. Da
Assunção
Citânia de
Sanfins
Pilar
Capela de Sto. António
Meta
STTC – 17K
Sim
Sim
STTL – 31K
Sim
Sim
Sim
Sim
STUT – 45K
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
2.8 Material obrigatório/ recomendado / verificações de material
Durante a competição todos os participantes têm de se fazer acompanhar de todo o material obrigatório. Em qualquer momento podem ser questionados acerca da sua posse, sob pena de sofrer as penalizações descritas no artigo 2.10.
Material Obrigatório
STUT - Ultra
STTL - Longo
STTC - Curto
Manta Térmica
x
x
x
Telemóvel Operacional
x
x
x
Apito
x
x
x
Material Recomendado
Corta Vento / Impermeável
x
x
x
Depósito de Água
x
x
x
Luvas e Gorro / Boné
x
x
x
Frontal
x
x
x
Copo Dobrável
x
x
x
*A organização não irá disponibilizar copos nos abastecimentos.
2.9 Passagem de locais com tráfego rodoviário ou ferroviário
Uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito nas localidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.
2.10 Penalizações/ desclassificações
O júri da prova é composto pelo diretor de prova, e pelos comissários de cada ponto de controlo, estando assim responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova.
Estão assim autorizados a aplicar as penalizações e desclassificações descritas abaixo:
Incumprimentos
Penalizações
Falta de um ou mais itens descritos como material obrigatório (art.º 2.8)
1 Hora
Não cumprir o percurso estipulado
2 Horas
Não passar em um ou mais pontos de controlo
Desclassificado
Desobedecer às medidas de segurança indicadas por elementos da organização ou colaboradores
Desclassificado
Conduta antidesportiva
Desclassificado
Conduta poluidora
Desclassificado
Dorsal não visível
1 Hora
Não ajudar um atleta/colega quando a sua integridade física estiver em causa
Desclassificado e erradicação de futuras edições.
Retirar sinalização do percurso
Desclassificado
Perda do Chip
Desclassificado
Abandonar a prova sem avisar a organização
Desclassificado e erradicação de futuras edições.
Troca de Dorsal
Desclassificado
*O Júri da prova reserva-se o direito de sancionar condutas não descritas anteriormente e que infrinjam as disposições do presente regulamento.
2.11. Responsabilidades perante o atleta/ participante
Os atletas inscritos no STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos aceitam participar voluntariamente e sob sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e/ou outros participantes de qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e participantes.
2.12. Seguro desportivo
A organização contratualiza os seguros obrigatórios por lei para a realização deste tipo de provas. O prémio do seguro está incluído no valor da inscrição. O pagamento da franquia do seguro, em caso de acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas. A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro.
3. Inscrições
3.1 Processo de inscrição (local, página web, transferência bancária)
As inscrições devem ser feitas de acordo com o prazo apresentado na tabela e através da plataforma stop and go e/ou my atrp.pt.
Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor da mesma no prazo estipulado, sendo o participante responsável pela veracidade dos seus dados. O pagamento deve ser realizado de acordo com as referências Multibanco geradas no ato de inscrição.
A inscrição na prova corresponde a aceitação do presente regulamento e de uma declaração de aptidão física e psicológica por parte do atleta.
3.1.1 Faturas
Alertamos a todos os atletas das regras de faturação, quem desejar Nif na fatura deve indicar no ato da inscrição. Após 72h do pagamento, a organização não pode efetuar alterações às faturas.
3.2 Valores e períodos de inscrição
O período de inscrições decorre de 18 de novembro 2024 até 4 de fevereiro 2024 (caso não estejam esgotadas). Valores e período das inscrições.
Prova
Até 21 de Janeiro 2024
De 22 Janeiro a 4 de
Fevereiro 2024
STUT – 45 Km
30.00€
35.00€
STTL – 31 Km
25.00€
30.00€
STTC – 17 Km
17.00€
22.00€
Caminhada – 10 Km
10.00€
10.00€
STTKids
Grátis
Grátis
3.3 Condições devolução do valor de inscrição
Após o dia 4 de fevereiro 2024, não são permitidas alterações.
Caso a alteração seja para uma prova de valor de taxa de inscrição superior, haverá lugar ao pagamento do diferencial, nos valores em vigor á data da alteração. Se for para uma prova com valor de taxa de inscrição inferior, não haverá lugar a devolução do diferencial.
Rua Ferreira de Lemos, 53 – 4780-468 Santo Tirso TLM: 914061281 www.nast.pt E-Mail: stut.nast@gmail.com
Na eventualidade de desistência após a inscrição e até dia 4 de fevereiro de 2024, será devolvido 50% do valor da inscrição. Após esta data não haverá direito a qualquer reembolso em caso de desistência.
Todas as desistências têm de ser comunicadas por email, utilizando para o efeito o seguinte endereço: stut.nast@gmail.com, não serão aceites desistências por telefone.
Se o evento for cancelado por razões alheias à vontade da organização, até á data limite das inscrições, haverá direito a reembolso numa determinada percentagem calculada pela organização, que permita cobrir os gastos até então assumidos com o evento.
3.4 Material incluído com a inscrição
- T-shirt oficial do evento;
- Lembranças
- Dorsal;
- Medalha de finisher, para os participantes no STUT, STTL e STTC, caso conclua a prova - Seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil;
- Reforço no final.
3.5 Secretariado da prova/ horários e locais
O secretariado estará aberto no dia 17 de Fevereiro de 2024, das 15:00 às 22:00 horas (STUT, STTL, STTC e Caminhada), no Pavilhão Municipal.
Entrega dorsais STTKids serão no dia 1 de junho de 2024, a partir das 13:00, no local da partida no Parque Urbano Sara Moreira.
No dia 18 de fevereiro de 2024, das 07:00 às 09:10 horas (STUT, STTL e STTC), até às 09:20 para a caminhada no Átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Todos os atletas devem fazer-se acompanhar do Documento de identificação;
3.6 Serviços disponibilizados (transportes de recolha, abastecimentos, duche, etc)
- Transporte para a chegada, em caso de o atleta abandonar a prova ou ser impedido pela organização de continuar;
- Duche nos Balneários do Pavilhão Municipal;
- Abastecimentos sólidos e líquidos durante e final da prova
4. CATEGORIAS E PRÉMIOS
4.1 Definição data, local e hora entrega prémios
A entrega de prémios terá lugar no Domingo dia 18 de fevereiro de 2024 no horário previsto no ponto 2.2.
O apuramento da classificação por equipas será efetuado com base nas três melhores classificações dos respetivos atletas.
Não haverá prémios monetários.
É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios.
A organização não enviará trofeus, prémios, nem quaisquer outros elementos por correio postal ou outro meio de distribuição.
No STUT serão premiados os 3 primeiros classificados por escalão. Além destes, serão também atribuídos troféus aos 3 primeiros atletas da geral masculina e feminina. No STTL e STTC serão premiados os 3 primeiros classificados por escalão. Além destes, serão também atribuídos troféus aos 3 primeiros atletas da geral masculina e feminina. Troféu para as 3 melhores equipas no STUT, STTL e STTC.
4.2 Definição das categorias etárias/ sexo individuais e equipas
Os escalões são definidos em função dos dados disponibilizados pelos atletas no ato da inscrição, e tendo como referência a idade que terá entre o dia 1 de novembro de 2023 e 31 de outubro de 2024.
Para obter classificação coletiva, as equipas terão de ser formadas por 3 elementos. Categorias:
- Sub23 M/F – Entre os 18 e 22 anos
- Sénior M/F – Entre os 23 e 34 anos
- Vet. M35/F35 – Entre os 35 e 39 anos
- Vet. M40/F40 – Entre os 40 e 45 anos
- Vet. M45/F45 – Entre os 45 e 49 anos
- Vet. M50/F50 – Entre os 50 e 54 anos
- Vet. M55/F55 – Entre os 55 e 59 anos
- Vet. M60/F60 – Igual e mais de 60 anos
4.3. Prazos para reclamação de classificações
Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida ao Diretor de prova, acompanhada de uma caução de 50.00€ (não reembolsável caso a reclamação seja indeferida)
Rua Ferreira de Lemos, 53 – 4780-468 Santo Tirso TLM: 914061281 www.nast.pt E-Mail: stut.nast@gmail.com
ate duas horas após a chegada do participante em questão. Na reclamação deve constar o nome do reclamante, nº BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetados, nº do Dorsal e motivos alegados.
O Júri pronunciar-se-á antes da afixação dos resultados oficiais.
5. Comunicação
Considera-se o meio oficial de comunicação e informação do STUT, o site http://www.myatrp.pt e a página oficial do evento no Facebook. O atleta deve consultar periodicamente o site para se manter informado acerca de novidades ou possíveis alterações no circuito e respetivo regulamento, bem como para consultar ou confirmar inscrições.
6. Direitos de imagem e publicidade
A entidade organizadora reserva-se ao direito exclusivo da exploração da imagem do STUT e de audiovisuais fotográficos e jornalísticos do evento. Qualquer projeto ou suportes publicitários produzidos para publicação devem obter o prévio consentimento da organização. A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.
7. Responsabilidade ambiental
O atleta é o único responsável pelo transporte de todos os invólucros e resíduos naturais (mesmo que biodegradáveis), ou não naturais, provenientes de géis, barras e/ou outros. Deverá depositar os resíduos no abastecimento mais próximo, ou transportá-lo até à linha da meta.
8. Proteção de dados
Os dados dos atletas indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade organizadora para efeitos exclusivos de processamento no evento, sendo publicados nomeadamente na lista de inscritos, notícias diversas e classificação. Todos os participantes podem exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais, enviando um e-mail para stut.nast@gmail.com
Nª Sra. Da Assunção | Citânia de Sanfins | Pilar | Capela de Sto. António | Meta | |
STTC – 17K | Sim | Sim | |||
STTL – 31K | Sim | Sim | Sim | Sim | |
STUT – 45K | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Material Obrigatório | STUT - Ultra | STTL - Longo | STTC - Curto |
Manta Térmica | x | x | x |
Telemóvel Operacional | x | x | x |
Apito | x | x | x |
Material Recomendado | |||
Corta Vento / Impermeável | x | x | x |
Depósito de Água | x | x | x |
Luvas e Gorro / Boné | x | x | x |
Frontal | x | x | x |
Copo Dobrável | x | x | x |
Incumprimentos | Penalizações |
Falta de um ou mais itens descritos como material obrigatório (art.º 2.8) | 1 Hora |
Não cumprir o percurso estipulado | 2 Horas |
Não passar em um ou mais pontos de controlo | Desclassificado |
Desobedecer às medidas de segurança indicadas por elementos da organização ou colaboradores | Desclassificado |
Conduta antidesportiva | Desclassificado |
Conduta poluidora | Desclassificado |
Dorsal não visível | 1 Hora |
Não ajudar um atleta/colega quando a sua integridade física estiver em causa | Desclassificado e erradicação de futuras edições. |
Retirar sinalização do percurso | Desclassificado |
Perda do Chip | Desclassificado |
Abandonar a prova sem avisar a organização | Desclassificado e erradicação de futuras edições. |
Troca de Dorsal | Desclassificado |
Prova | Até 21 de Janeiro 2024 | De 22 Janeiro a 4 de Fevereiro 2024 |
STUT – 45 Km | 30.00€ | 35.00€ |
STTL – 31 Km | 25.00€ | 30.00€ |
STTC – 17 Km | 17.00€ | 22.00€ |
Caminhada – 10 Km | 10.00€ | 10.00€ |
STTKids | Grátis | Grátis |