Regulamento STUT 2025

1. Condições de participação
1.1 Idade de participação nas diferentes provas
Provas Idade mínima
STUT – 44 Km´s
STTL – 32 Km´s 18 Anos
STTC – 18 Km´s
Caminhada – 10 Km´s Aberta a todos, sendo que crianças menores a 14 anos têm de ser acompanhadas
por adultos
STTKids 5 Anos*
* Trail Kids: 15 de fevereiro de 2025: para crianças dos 5 aos 17 anos, sendo obrigatório
o preenchimento e entrega no secretariado a autorização do encarregado de educação que
poderá ser descarregado na página do evento.
* Local Kids: Parque Urbano de Geão.
1.2 Inscrição regularizada
A inscrição no STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos implica compreender e aceitar sem
reservas as regras e o regulamento da prova.
Nomeadamente:
– Efetuar corretamente a inscrição, no website do evento. Link a indicar.
– A veracidade dos dados fornecidos é da responsabilidade do participante, inclusive para
efeitos de seguro.
– Proceder ao pagamento da respetiva taxa de inscrição dentro do prazo, não é necessário
o envio do comprovativo de pagamento.
1.3 Condições físicas
– Os atletas devem estar conscientes da distância e das particularidades das provas e
estarem suficientemente treinados para isso.
– Terem adquirido, antes da prova, uma real capacidade de autossuficiência em montanha,
que permita a gestão dos problemas induzidos por este tipo de competições,
nomeadamente em condições de alterações climatéricas (noite, vento, frio, nevoeiro,
chuva ou neve).
– Os atletas terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes da fadiga
extrema, problemas digestivos, articulares e dores musculares, etc).

– Ter a consciência de que não é papel da organização ajudar a ultrapassar estes
problemas e que tal depende principalmente da sua capacidade em adaptar-se ás situações
problemáticas decorrentes deste tipo de competição.
1.4 Possibilidade de ajuda externa
O apoio aos atletas por elementos externos à organização só é permitido junto dos
abastecimentos. O atleta, de acordo com o ponto 1.3, deve ter noção das suas
necessidades durante a prova, assim como a sua capacidade de resolução dos problemas
perante situações inesperadas.
1.5 Colocação do dorsal
O número do atleta é pessoal e intransferível e deverá ser usado á frente do corpo, á altura
do peito, e sempre visível.
Em caso de desistência, desclassificação ou barramento horário o atleta é obrigado a
comunicar à organização que por sua vez irá retirar o chip do dorsal.
O nome e o logótipo dos patrocinadores não podem ser modificados ou escondidos.
O incumprimento destas regras acarreta a penalização prevista no artigo 2.10.
1.6 Regras de conduta desportiva
O STUT-Santo Thyrso Ultra Trilhos, é um evento que promove e privilegia, acima de
tudo, o Fair play e o respeito pelo Meio Ambiente.
É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo e alertem o posto
de controlo mais próximo ou contactem a organização.
A entidade organizadora reserva-se o direito de excluir da corrida, mesmo antes do seu
início, qualquer participante que, através do seu comportamento, condicione a gestão ou o
bom funcionamento do evento. Caso isso ocorra, o atleta não será reembolsado.
As condutas antidesportivas serão sancionadas de acordo com o seu grau de gravidade,
conforme o estipulado no artigo 2.10.
O comportamento conducente ao respeito do Meio Ambiente deverá ser constante em
todos os participantes.

2. Prova
2.1 Apresentação da prova(s) / Organização
A 10ª Edição do STUT-Santo Thyrso Ultra Trilhos é uma prova de trail, organizada pelo NAST
– Núcleo Associativo de Santo Tirso e Câmara Municipal de Santo Tirso, que se desenvolve
pelos montes circundantes dos concelhos de Santo Tirso e Paços de Ferreira e em simultâneo
com as provas, realiza-se um percurso pedestre de dificuldade moderada e carácter não
competitivo, bem como um trail com vertente educativa para as crianças.
Todas as informações relativas a este evento poderão ser encontradas no site ATRP
Devido a razões de logística o STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos é limitado a 2.000
participantes no total das cinco provas, distribuídos da seguinte forma:
STUT – 300 | STTL – 500 | STTC –700 | Caminhada – 400 | STTKIDS – 100
O STUT-Santo Thyrso Ultra Trilhos decorrerá nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025 em Santo
Tirso, sendo constituído por cinco provas:
Local Partida Hora
Partida
Distância Desnível Limite Máximo para
conclusão da prova
Ultra Praça 25 de Abril 8h30 44 km 2300 m 9H*
Longo Praça 25 de Abril 9h00 32 km 1600 m 8H30*
Curto Praça 25 de Abril 9h30 18 km 800 m 7H*
Caminhada Praça 25 de Abril 9h40 10 km 6H50*
STUT Kids Dia 15 de fevereiro – Parque Urbano de Geão
*O tempo limite para conclusão do STUT é definido na tabela anterior sendo que, passadas as
quais todos os atletas em prova serão retirados do percurso. Será publicada uma tabela com as
barreiras horárias nos vários pontos de passagem.
A distância de todas as provas é meramente informativa, uma vez que poderá ser alvo de
retificação.
No dia 15 de fevereiro, Sábado, será dedicado às crianças. Também elas terão a oportunidade
de correr pelos caminhos de Santo Tirso. O STUT KIDS será de inscrição gratuita, mas
obrigatória, e vai decorrer no Parque Urbano de Geão, com início às 15:00 horas.
As crianças (dos 5 aos 17 anos) terão uma prova direcionada unicamente a elas e com distâncias
e classificações próprias:
5 aos 7 anos – 500 metros
8 aos 10 anos – 1000 metros
11 aos 13 anos – 1500 metros
14 aos 17 anos – 2000 metros

2.2 Programa
• Sábado – 15/02/2025
14:00 – Abertura do secretariado Stut Kids (Parque Urbano de Geão)
15:00 – Início do Stut Kids (Parque Urbano de Geão)
10:00 / 12:30 e 14:00 / 20:00 – Secretariado (STUT, STTL, STTC – Sala de Imprensa do
Pavilhão Desportivo Municipal).
• Domingo – 16/02/2025. Relvado entre a Piscina e Pavilhão Municipais
07:00 / 09:00 – Secretariado (Sala de Imprensa do Pavilhão Desportivo Municipal)
08:30 – Partida STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos 44km;
09:00 – Partida STTL – Santo Thyrso Trail Longo 32Km;
09:30 – Partida STTC – Santo Thyrso Trail Curto 18Km;
09:40 – Início da Caminhada;
11:15 – Previsão de chegada do primeiro atleta do STTC;
12:00 – Previsão de chegada do primeiro atleta do STTL;
13:00 – Previsão de chegada do primeiro atleta do STUT;
14:30 – Cerimónia protocolar de entrega prémios do STTC;
15:00 – Cerimónia protocolar de entrega prémios do STTL;
15:30 – Cerimónia protocolar de entrega de prémios do STUT;
17:30 – Encerramento da Meta;
Nota: Os horários apresentados são estimados pela organização face ao decorrer da prova
podendo ser alterados durante o decorrer da mesma se assim se justificar.
2.3 Mapa/ Perfil altimétrico/ descrição percurso
Os percursos do STUT-Santo Thyrso Ultra Trilhos são maioritariamente compostos por
trilhos, caminhos, estradas florestais, uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário,
os participantes devem cumprir com as regras de trânsito nas localidades e estradas de uso
público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem
de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.
A organização balizará o percurso com fitas sinalizadoras, placas e marcas no pavimento
ou outros suportes apropriados.
É imperativo seguir os caminhos balizados sem tomar atalhos. Caso deixem de ver
sinalização durante aproximadamente 100 metros, os atletas deverão voltar para trás até
encontrar novamente as respetivas fitas. O bom senso deverá imperar.

2.4 Tempo limite
O STUT tem como tempo limite para a sua conclusão 09:00 horas.
As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta
no tempo limite imposto, contabilizando já as possíveis paragens (descanso,
abastecimentos, etc.).
Para serem autorizados a continuar em prova, os atletas devem chegar e sair do posto de
controlo/abastecimento antes do seu encerramento, caso contrário serão impedidos de
prosseguir e, consequentemente, desclassificados.
Qualquer participante excluído da prova e que deseje continuar, só poderá fazê-lo
comunicando à organização que por sua vez irá retirar o chip do dorsal, prosseguindo à
sua própria responsabilidade e completa autonomia.
Por razões meteorológicas e/ou de segurança, a organização reserva-se o direito de alterar
as barreiras horárias e/ou de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova. Não haverá
direito a reembolso.
2.5 Metodologia de controle de tempos
O controlo será eletrónico através de chip que o atleta tem de validar em cada um dos postos
de controlo.
2.6 Postos de controle
Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em zonas
delineadas pela organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da
organização.
Durante a prova poderão existir “controlos-surpresa” de forma a assegurar o cumprimento
integral do percurso.
Somente os atletas com o dorsal visível terão acesso aos postos de controlo e
abastecimentos.
Os abandonos devem ser feitos somente nos postos de controlo/abastecimentos, exceto nos
casos em que o atleta se encontre imobilizado e não consegue alcançar um posto de
controlo, devendo nestes casos ativar a operação de socorro entrando em contacto com a
organização.
O número de contacto da organização e da equipa de socorro estará impresso no dorsal e
deverá ser igualmente gravado no telemóvel do atleta.
A organização não se responsabiliza pela condição física dos atletas, por qualquer acidente
ou outro dano sofrido antes, durante ou após a realização da prova, para além daqueles que
se encontrem cobertos pelo seguro da prova.

2.7 Locais dos abastecimentos
Os abastecimentos serão constituídos por sólidos e líquidos para serem consumidos no
local. Somente água é destinada a encher depósitos ou outros recipientes. Cada atleta, ao
deixar cada posto de abastecimento, é responsável por ter a quantidade de bebida e comida
necessária para alcançar o próximo abastecimento.
PA 1 PA 2 PA 3 PA 4 PA 5
STTC – 18K Sim Sim
STTL – 32K Sim Sim Sim Sim
STUT – 44K Sim Sim Sim Sim Sim
2.8 Material obrigatório/ recomendado / verificações de material
Durante a competição todos os participantes têm de se fazer acompanhar de todo o material
obrigatório. Em qualquer momento podem ser questionados acerca da sua posse, sob pena de
sofrer as penalizações descritas no artigo 2.10.
Material Obrigatório STUT – Ultra STTL – Longo STTC – Curto
Manta Térmica x x x
Telemóvel Operacional x x x
Apito x x x
Material Recomendado
Corta Vento / Impermeável x x x
Depósito de Água x x x
Luvas e Gorro / Boné x x x
Frontal x x x
Copo Dobrável x x x
*A organização não irá disponibilizar copos nos abastecimentos.
2.9 Passagem de locais com tráfego rodoviário ou ferroviário
Uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as
regras de trânsito nas localidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas
agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e
indemnizações resultantes do seu incumprimento.

2.10 Penalizações/ desclassificações
O júri da prova é composto pelo diretor de prova, e pelos comissários de cada ponto de
controlo, estando assim responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a
prova.
Estão assim autorizados a aplicar as penalizações e desclassificações descritas abaixo:
Incumprimentos Penalizações
Falta de um ou mais itens descritos como material obrigatório
(art.º 2.8)
1 Hora
Não cumprir o percurso estipulado Desclassificado
Não passar em um ou mais pontos de controlo Desclassificado
Desobedecer às medidas de segurança indicadas por
elementos da organização ou colaboradores
Desclassificado
Conduta antidesportiva Desclassificado
Conduta poluidora Desclassificado
Dorsal não visível 1 Hora
Não ajudar um atleta/colega quando a sua integridade física
estiver em causa
Desclassificado
Retirar sinalização do percurso Desclassificado
Perda do Chip Desclassificado
Abandonar a prova sem avisar a organização Desclassificado
Troca de Dorsal Desclassificado
*O Júri da prova reserva-se o direito de sancionar condutas não descritas anteriormente e
que infrinjam as disposições do presente regulamento.
2.11. Responsabilidades perante o atleta/ participante
Os atletas inscritos no STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos aceitam participar
voluntariamente e sob sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte
concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades,
patrocinadores e/ou outros participantes de qualquer responsabilidade com os mesmos e
seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades e dos seus
colaboradores e participantes.
2.12. Seguro desportivo
A organização contratualiza os seguros obrigatórios por lei para a realização deste tipo de
provas. O prémio do seguro está incluído no valor da inscrição. O pagamento da franquia
do seguro, em caso de acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas. A organização
não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento no prazo de 48:00
horas depois do dia do evento para ativar o seguro.

3. Inscrições
3.1 Processo de inscrição (local, página web, transferência bancária)
As inscrições devem ser feitas de acordo com o prazo apresentado na tabela e através da
plataforma stop and go.
Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor da
mesma no prazo estipulado, sendo o participante responsável pela veracidade dos seus dados.
O pagamento deve ser realizado de acordo com as referências Multibanco geradas no ato de
inscrição.
A inscrição na prova corresponde a aceitação do presente regulamento e de uma declaração
de aptidão física e psicológica por parte do atleta.
3.1.1 Faturas
Alertamos todos os atletas das regras de faturação, quem desejar NIF na fatura deve
indicar no ato da inscrição. Após 72h do pagamento, a organização não pode efetuar
alterações às faturas.
3.2 Valores e períodos de inscrição
O período de inscrições decorre de 1 de novembro de 2024 até 4 de fevereiro de 2025 (caso
não estejam esgotadas). Após esta data poderão ser aceites inscrições, caso não estejam
esgotadas, mas não garantimos o kit completo individual.
Prova Até 4 de Fevereiro 2025
STUT 30.00€
STTL 25.00€
STTC 17.00€
Caminhada 10.00€
STUT Kids Grátis

3.3 Condições devolução do valor de inscrição
Após o dia 4 de fevereiro 2025, não são permitidas alterações.
Caso a alteração seja para uma prova de valor de taxa de inscrição superior, haverá lugar ao
pagamento do diferencial, nos valores em vigor á data da alteração. Se for para uma prova
com valor de taxa de inscrição inferior, não haverá lugar a devolução do diferencial.
Na eventualidade de desistência após a inscrição e até dia 4 de fevereiro de 2025, será
devolvido 50% do valor da inscrição. Após esta data não haverá direito a qualquer reembolso
em caso de desistência.
Todas as desistências têm de ser comunicadas por email, utilizando para o efeito o seguinte
endereço: stut.nast@gmail.com, não serão aceites desistências por telefone.
Se o evento for cancelado por razões alheias à vontade da organização, até á data limite das
inscrições, haverá direito a reembolso numa determinada percentagem calculada pela
organização, que permita cobrir os gastos até então assumidos com o evento.
3.4 Material incluído com a inscrição
– T-shirt oficial do evento;
– Lembranças
– Dorsal;
– Medalha de finisher, para os participantes no STUT, STTL, STTC e STUT Kids caso
conclua a prova
– Seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil;
– Outras lembranças mediante o que a organização conseguir;
– Reforço no final.
3.5 Secretariado da prova/ horários e locais
O secretariado estará aberto no dia 15 de Fevereiro de 2025, das 10:00 / 12:30 e das 14:00 /
20:00 horas (STUT, STTL, STTC e Caminhada), na Sala de Imprensa do Pavilhão
Desportivo Municipal.
Entrega dorsais STUT Kids serão no dia 15 de fevereiro de 2025, a partir das 14:00, no
Parque Urbano de Geão, onde a prova decorrerá.
No dia 16 de fevereiro de 2025, das 07:00 às 09:00 horas (STUT, STTL e STTC), até às
09:20 para a caminhada na Sala de Imprensa do Pavilhão Desportivo Municipal.
Todos os atletas devem fazer-se acompanhar do Documento de identificação;
3.6 Serviços disponibilizados (transportes de recolha, abastecimentos, duche, etc)
– Transporte para a chegada, em caso de o atleta abandonar a prova ou ser impedido pela
organização de continuar;
– Duche nos Balneários do Pavilhão Municipal;
– Abastecimentos sólidos e líquidos durante e final da prova;

4. CATEGORIAS E PRÉMIOS
4.1 Definição data, local e hora entrega prémios
A entrega de prémios terá lugar no Domingo dia 16 de fevereiro de 2025 no horário previsto
no ponto 2.2.
O apuramento da classificação por equipas será efetuado com base nas três melhores
classificações dos respetivos atletas.
Não haverá prémios monetários.
É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios.
A organização não enviará trofeus, prémios, nem quaisquer outros elementos por correio
postal ou outro meio de distribuição.
No STUT serão premiados os 3 primeiros classificados por escalão. Além destes, serão
também atribuídos troféus aos 3 primeiros atletas da geral masculina e feminina.
No STTL e STTC serão premiados os 3 primeiros classificados por escalão. Além destes,
serão também atribuídos troféus aos 3 primeiros atletas da geral masculina e feminina.
Troféu para as 3 melhores equipas no STUT, STTL e STTC.
4.2 Definição das categorias etárias/ sexo individuais e equipas
Os escalões são definidos em função dos dados disponibilizados pelos atletas no ato da
inscrição, e tendo como referência a idade que terá entre o dia 1 de novembro de 2024 e 31 de
outubro de 2025.
Para obter classificação coletiva, as equipas terão de ser formadas por 3 elementos.
Categorias:
– Sub23 M/F – Entre os 18 e 22 anos
– Sénior M/F – Entre os 23 e 34 anos
– Vet. M35/F35 – Entre os 35 e 39 anos
– Vet. M40/F40 – Entre os 40 e 44 anos
– Vet. M45/F45 – Entre os 45 e 49 anos
– Vet. M50/F50 – Entre os 50 e 54 anos
– Vet. M55/F55 – Entre os 55 e 59 anos
– Vet. M60/F60 – Igual e mais de 60 anos
4.3. Prazos para reclamação de classificações
Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida ao Diretor de prova,
acompanhada de uma caução de 50.00€ (não reembolsável caso a reclamação seja indeferida)
ate duas horas após a chegada do participante em questão. Na reclamação deve constar o
nome do reclamante, nº BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetados, nº do
Dorsal e motivos alegados.
O Júri pronunciar-se-á antes da afixação dos resultados oficiais.

5. Comunicação
Considera-se o meio oficial de comunicação e informação do STUT, o site
http://www.myatrp.pt e/ou www.nast.pt e a página oficial do evento no Facebook. O atleta deve
consultar periodicamente o site para se manter informado acerca de novidades ou possíveis
alterações no circuito e respetivo regulamento, bem como para consultar ou confirmar
inscrições.
6. Direitos de imagem e publicidade
A entidade organizadora reserva-se ao direito exclusivo da exploração da imagem do STUT e
de audiovisuais fotográficos e jornalísticos do evento. Qualquer projeto ou suportes
publicitários produzidos para publicação devem obter o prévio consentimento da organização.
A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos
organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe
também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a
promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo,
fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua
exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do
atleta, a receber qualquer compensação económica.
7. Responsabilidade ambiental
O atleta é o único responsável pelo transporte de todos os invólucros e resíduos naturais
(mesmo que biodegradáveis), ou não naturais, provenientes de géis, barras e/ou outros. Deverá
depositar os resíduos no abastecimento mais próximo, ou transportá-lo até à linha da meta.
8. Proteção de dados
Os dados dos atletas indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade
organizadora para efeitos exclusivos de processamento no evento, sendo publicados
nomeadamente na lista de inscritos, notícias diversas e classificação. Todos os participantes
podem exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais,
enviando um e-mail para stut.nast@gmail.com
9. Diversos
O preenchimento e envio da inscrição para as provas implicam que o atleta que se inscreve,
tome conhecimento e aceite sem quaisquer reservas o presente Regulamento.
Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela organização, de cujas decisões não
haverá recurso.