Regulamento STUT 2024

1 Condições de participação 

1.1.Idade de participação nas diferentes provas 

1.2.Inscrição regularizada 

1.3.Condições físicas 

1.4.Possibilidade de ajuda externa 

1.5.Colocação do dorsal 

1.6.Regras de conduta desportiva 

2. Prova 

2.1.Apresentação da prova / Organização 

2.2.Programa 

2.3.Mapa / Perfil altimétrico / descrição de percursos 

2.4.Tempo limite 

2.5.Metodologia de controle de tempos 

2.6.Postos de controle 

2.7.Locais dos abastecimentos 

2.8.Material Obrigatório/recomendado / verificação de material 

2.9.Passagem de locais com tráfego rodoviário ou ferroviário 

2.10. Penalizações / desclassificações 

2.11. Responsabilidades perante o atleta / participante 


2.2 Programa 

Sábado – 17/02/2024 

15:00 – Abertura do Secretariado (STUT, STTL, STTC – (Pavilhão Municipal) 21:00 – Encerramento do Secretariado no Pavilhão Municipal. 

Domingo – 18/02/2024. Praça 25 de Abril 

07:00 – Abertura do Secretariado (Átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso) 08:30 – Partida STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos 46km; 

09:00 – Partida STTL – Santo Thyrso Trail Longo 31Km; 

09:30 – Partida STTC – Santo Thyrso Trail Curto 16Km; 

09:40 – Início da Caminhada; 

11:15 – Previsão de chegada do primeiro atleta do STTC; 

12:00 – Previsão de chegada do primeiro atleta do STTL; 

13:00 – Previsão de chegada do primeiro atleta do STUT; 

14:30 - Cerimónia protocolar de entrega prémios do STTC; 

14:30 - Cerimónia protocolar de entrega prémios do STTL; 

14:30 – Cerimónia protocolar de entrega de prémios do STUT; 

16:30 – Encerramento da Meta; 

17:00 – Encerramento de provas 

Nota: Os horários apresentados são estimados pela organização face ao decorrer da prova  podendo ser alterados durante o decorrer da mesma se assim se justificar. 

2.3 Mapa/ Perfil altimétrico/ descrição percurso 

Os percursos do STUT-Santo Thyrso Ultra Trilhos são maioritariamente compostos por  trilhos, caminhos, estradas florestais, uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário,  os participantes devem cumprir com as regras de trânsito nas localidades e estradas de uso  público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem  de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento. 

A organização balizará o percurso com fitas sinalizadoras, placas e marcas no pavimento  ou outros suportes apropriados. 

É imperativo seguir os caminhos balizados sem tomar atalhos. Caso deixem de ver  sinalização durante aproximadamente 200 metros, os atletas deverão voltar para trás até  encontrar novamente as respetivas fitas. O bom senso deverá imperar. 

2.4 Tempo limite 

O STUT tem como tempo limite para a sua conclusão 08:00 horas. 

As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta  no tempo limite imposto, contabilizando já as possíveis paragens (descanso,  abastecimentos, etc.). 

Para serem autorizados a continuar em prova, os atletas devem chegar e sair do posto de  controlo/abastecimento antes do seu encerramento, caso contrário serão impedidos de  prosseguir e, consequentemente, desclassificados.

Qualquer participante excluído da prova e que deseje continuar, só poderá fazê-lo  entregando o seu dorsal, prosseguindo à sua própria responsabilidade e completa  autonomia. 

Por razões meteorológicas e/ou de segurança, a organização reserva-se o direito de alterar  as barreiras horárias e/ou de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova. Não haverá  direito a reembolso. 

2.5 Metodologia de controle de tempos 

O controlo será eletrónico através de chip que o atleta tem de validar em cada um dos postos  de controlo.  

2.6 Postos de controle 

Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em zonas delineadas pela organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da  organização. 

Durante a prova poderão existir “controlos-surpresa” de forma a assegurar o cumprimento  integral do percurso. 

Somente os atletas com o dorsal visível terão acesso aos postos de controlo e  abastecimentos. 

Os abandonos devem ser feitos somente nos postos de controlo/abastecimentos, exceto nos  casos em que o atleta se encontre imobilizado e não consegue alcançar um posto de  controlo, devendo nestes casos ativar a operação de socorro entrando em contacto com a  organização. 

O número de contacto da organização e da equipa de socorro estará impresso no dorsal e  deverá ser igualmente gravado no telemóvel do atleta. 

A organização não se responsabiliza pela condição física dos atletas, por qualquer acidente  ou outro dano sofrido antes, durante ou após a realização da prova, para além daqueles que  se encontrem cobertos pelo seguro da prova. 

2.7 Locais dos abastecimentos 

Os abastecimentos serão constituídos por sólidos e líquidos para serem consumidos no  local. Somente água é destinada a encher depósitos ou outros recipientes. Cada atleta, ao  deixar cada posto de abastecimento, é responsável por ter a quantidade de bebida e comida  necessária para alcançar o próximo abastecimento.



Nª Sra. Da  

Assunção

Citânia de  

Sanfins 

Pilar 

Capela de Sto.  António 

Meta

STTC – 17K 

Sim 




Sim

STTL – 31K 

Sim 


Sim 

Sim 

Sim

STUT – 45K 

Sim 

Sim 

Sim 

Sim 

Sim



2.8 Material obrigatório/ recomendado / verificações de material 

Durante a competição todos os participantes têm de se fazer acompanhar de todo o material  obrigatório. Em qualquer momento podem ser questionados acerca da sua posse, sob pena de  sofrer as penalizações descritas no artigo 2.10. 

Material Obrigatório 

STUT - Ultra 

STTL - Longo 

STTC - Curto

Manta Térmica 

x

Telemóvel Operacional 

x

Apito 

x

Material Recomendado




Corta Vento / Impermeável 

x

Depósito de Água 

x

Luvas e Gorro / Boné 

x

Frontal 

x

Copo Dobrável 

x



*A organização não irá disponibilizar copos nos abastecimentos. 

2.9 Passagem de locais com tráfego rodoviário ou ferroviário 

Uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as  regras de trânsito nas localidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas  agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e  indemnizações resultantes do seu incumprimento. 

2.10 Penalizações/ desclassificações 

O júri da prova é composto pelo diretor de prova, e pelos comissários de cada ponto de  controlo, estando assim responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a  prova. 

Estão assim autorizados a aplicar as penalizações e desclassificações descritas abaixo:


Incumprimentos 

Penalizações

Falta de um ou mais itens descritos como material obrigatório  (art.º 2.8)

1 Hora

Não cumprir o percurso estipulado 

2 Horas

Não passar em um ou mais pontos de controlo 

Desclassificado

Desobedecer às medidas de segurança indicadas por  elementos da organização ou colaboradores

Desclassificado

Conduta antidesportiva 

Desclassificado

Conduta poluidora 

Desclassificado

Dorsal não visível 

1 Hora

Não ajudar um atleta/colega quando a sua integridade física  estiver em causa

Desclassificado e erradicação de  futuras edições.

Retirar sinalização do percurso 

Desclassificado

Perda do Chip 

Desclassificado

Abandonar a prova sem avisar a organização 

Desclassificado e erradicação de  futuras edições.

Troca de Dorsal 

Desclassificado



*O Júri da prova reserva-se o direito de sancionar condutas não descritas anteriormente e  que infrinjam as disposições do presente regulamento. 

2.11. Responsabilidades perante o atleta/ participante 

Os atletas inscritos no STUT – Santo Thyrso Ultra Trilhos aceitam participar  voluntariamente e sob sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte  concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades,  patrocinadores e/ou outros participantes de qualquer responsabilidade com os mesmos e  seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus  colaboradores e participantes. 

2.12. Seguro desportivo 

A organização contratualiza os seguros obrigatórios por lei para a realização deste tipo de  provas. O prémio do seguro está incluído no valor da inscrição. O pagamento da franquia  do seguro, em caso de acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas. A organização  não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno  para ativar o seguro.

3. Inscrições 

3.1 Processo de inscrição (local, página web, transferência bancária) 

As inscrições devem ser feitas de acordo com o prazo apresentado na tabela e através da  plataforma stop and go e/ou my atrp.pt. 

Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor da  mesma no prazo estipulado, sendo o participante responsável pela veracidade dos seus dados.  O pagamento deve ser realizado de acordo com as referências Multibanco geradas no ato de  inscrição. 

A inscrição na prova corresponde a aceitação do presente regulamento e de uma declaração  de aptidão física e psicológica por parte do atleta. 

3.1.1 Faturas 

Alertamos a todos os atletas das regras de faturação, quem desejar Nif na fatura deve  indicar no ato da inscrição. Após 72h do pagamento, a organização não pode efetuar  alterações às faturas. 

3.2 Valores e períodos de inscrição 

O período de inscrições decorre de 18 de novembro 2024 até 4 de fevereiro 2024 (caso não  estejam esgotadas). Valores e período das inscrições.  

Prova 

Até 21 de Janeiro 2024 

De 22 Janeiro a 4 de  

Fevereiro 2024

STUT – 45 Km 

30.00€ 

35.00€

STTL – 31 Km 

25.00€ 

30.00€

STTC – 17 Km 

17.00€ 

22.00€

Caminhada – 10 Km 

10.00€ 

10.00€

STTKids 

Grátis 

Grátis



3.3 Condições devolução do valor de inscrição 

Após o dia 4 de fevereiro 2024, não são permitidas alterações. 

Caso a alteração seja para uma prova de valor de taxa de inscrição superior, haverá lugar ao  pagamento do diferencial, nos valores em vigor á data da alteração. Se for para uma prova  com valor de taxa de inscrição inferior, não haverá lugar a devolução do diferencial.

Rua Ferreira de Lemos, 53 – 4780-468 Santo Tirso TLM: 914061281 www.nast.pt E-Mail: stut.nast@gmail.com 

Na eventualidade de desistência após a inscrição e até dia 4 de fevereiro de 2024, será  devolvido 50% do valor da inscrição. Após esta data não haverá direito a qualquer reembolso  em caso de desistência. 

Todas as desistências têm de ser comunicadas por email, utilizando para o efeito o seguinte  endereço: stut.nast@gmail.com, não serão aceites desistências por telefone.  

Se o evento for cancelado por razões alheias à vontade da organização, até á data limite das  inscrições, haverá direito a reembolso numa determinada percentagem calculada pela  organização, que permita cobrir os gastos até então assumidos com o evento.  

3.4 Material incluído com a inscrição 

- T-shirt oficial do evento; 

- Lembranças  

- Dorsal; 

- Medalha de finisher, para os participantes no STUT, STTL e STTC, caso conclua a prova - Seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil; 

- Reforço no final. 

3.5 Secretariado da prova/ horários e locais 

O secretariado estará aberto no dia 17 de Fevereiro de 2024, das 15:00 às 22:00 horas (STUT,  STTL, STTC e Caminhada), no Pavilhão Municipal. 

Entrega dorsais STTKids serão no dia 1 de junho de 2024, a partir das 13:00, no local da  partida no Parque Urbano Sara Moreira.  

No dia 18 de fevereiro de 2024, das 07:00 às 09:10 horas (STUT, STTL e STTC), até às  09:20 para a caminhada no Átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso.  

Todos os atletas devem fazer-se acompanhar do Documento de identificação; 

3.6 Serviços disponibilizados (transportes de recolha, abastecimentos, duche, etc) 

- Transporte para a chegada, em caso de o atleta abandonar a prova ou ser impedido pela  organização de continuar; 

- Duche nos Balneários do Pavilhão Municipal; 

- Abastecimentos sólidos e líquidos durante e final da prova

4. CATEGORIAS E PRÉMIOS 

4.1 Definição data, local e hora entrega prémios 

A entrega de prémios terá lugar no Domingo dia 18 de fevereiro de 2024 no horário previsto  no ponto 2.2. 

O apuramento da classificação por equipas será efetuado com base nas três melhores  classificações dos respetivos atletas. 

Não haverá prémios monetários. 

É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios. 

A organização não enviará trofeus, prémios, nem quaisquer outros elementos por correio  postal ou outro meio de distribuição. 

No STUT serão premiados os 3 primeiros classificados por escalão. Além destes, serão também atribuídos troféus aos 3 primeiros atletas da geral masculina e feminina. No STTL e STTC serão premiados os 3 primeiros classificados por escalão. Além destes,  serão também atribuídos troféus aos 3 primeiros atletas da geral masculina e feminina. Troféu para as 3 melhores equipas no STUT, STTL e STTC

4.2 Definição das categorias etárias/ sexo individuais e equipas 

Os escalões são definidos em função dos dados disponibilizados pelos atletas no ato da  inscrição, e tendo como referência a idade que terá entre o dia 1 de novembro de 2023 e 31 de  outubro de 2024.  

Para obter classificação coletiva, as equipas terão de ser formadas por 3 elementos. Categorias: 

- Sub23 M/F – Entre os 18 e 22 anos 

- Sénior M/F – Entre os 23 e 34 anos 

- Vet. M35/F35 – Entre os 35 e 39 anos 

- Vet. M40/F40 – Entre os 40 e 45 anos 

- Vet. M45/F45 – Entre os 45 e 49 anos 

- Vet. M50/F50 – Entre os 50 e 54 anos 

- Vet. M55/F55 – Entre os 55 e 59 anos 

- Vet. M60/F60 – Igual e mais de 60 anos 

4.3. Prazos para reclamação de classificações 

Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida ao Diretor de prova,  acompanhada de uma caução de 50.00€ (não reembolsável caso a reclamação seja indeferida) 

Rua Ferreira de Lemos, 53 – 4780-468 Santo Tirso TLM: 914061281 www.nast.pt E-Mail: stut.nast@gmail.com 

ate duas horas após a chegada do participante em questão. Na reclamação deve constar o  nome do reclamante, nº BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetados, nº do  Dorsal e motivos alegados.  

O Júri pronunciar-se-á antes da afixação dos resultados oficiais.  

5. Comunicação 

Considera-se o meio oficial de comunicação e informação do STUT, o site  http://www.myatrp.pt e a página oficial do evento no Facebook. O atleta deve consultar  periodicamente o site para se manter informado acerca de novidades ou possíveis alterações no  circuito e respetivo regulamento, bem como para consultar ou confirmar inscrições. 

6. Direitos de imagem e publicidade 

A entidade organizadora reserva-se ao direito exclusivo da exploração da imagem do STUT e  de audiovisuais fotográficos e jornalísticos do evento. Qualquer projeto ou suportes  publicitários produzidos para publicação devem obter o prévio consentimento da organização. A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos  organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe  também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a  promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo,  fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua  exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do  atleta, a receber qualquer compensação económica. 

7. Responsabilidade ambiental 

O atleta é o único responsável pelo transporte de todos os invólucros e resíduos naturais  (mesmo que biodegradáveis), ou não naturais, provenientes de géis, barras e/ou outros. Deverá  depositar os resíduos no abastecimento mais próximo, ou transportá-lo até à linha da meta. 

8. Proteção de dados 

Os dados dos atletas indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade  organizadora para efeitos exclusivos de processamento no evento, sendo publicados  nomeadamente na lista de inscritos, notícias diversas e classificação. Todos os participantes  podem exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais,  enviando um e-mail para stut.nast@gmail.com